Resenha: “Laços de Família” de Clarice Lispector

maxresdefault

5-estrelas

Título: Laços de Família
Autor: Clarice Lispector
Editora: Rocco
Ano: 2009 (o original foi publicado em 1960)

Quando comprei meu Kindle, adquiri uma biografia da Clarice Lispector. Desde as aulas de literatura que eu era obrigado a participar no início da minha adolescência, sempre fui fascinado pela pessoa Clarice. Perdi as contas de quantas vezes assisti à (ultima) entrevista da autora no programa Panorama, da TV Cultura.

Clarice me fascina pela sobriedade de sua tristeza e pela plena consciência de sua simplicidade. Por isso adquiri a biografia. Eis aqui o plot twist: até agora nunca tinha lido nenhuma obra da autora. O sentimento de culpa por isso me perseguia, até que decidi começar de uma vez por todas. E comecei bem.

Minha meta é ler grande parte da obra de Clarice antes de ler a sua biografia. Quem sabe assim eu consiga entender um décimo que seja de sua vida.

Formato do livro: É um livro de contos. Treze, para ser exato. O formato de antologia não podia ser mais simples, ou seja, não há muito para ser falado sobre isso.

Tamanho: Curto, com pouco mais de 130 páginas. Como li no Kindle, só consigo imaginar o seu tamanho na edição impressa.

Ritmo de leitura: Confesso que senti medo antes de começar. Pensei ser um daqueles livros curtos que passamos meses lendo, por ser cansativo ou muito rebuscado. Eu não poderia estar mais errado. A leitura de “Laços de Família”, exceto pelo primeiro conto (“Devaneio e embriaguez duma rapariga“) que é deveras complicado de ler, é simples.

A dificuldade vem simplesmente da profundidade das emoções exploradas no texto.

Existe partes em que é preciso ler e reler para entender exatamente o que a autora queria dizer, mas uma vez que você está imerso na história e conhece os personagens, tudo fica mais fácil. Sério. Sensibilidade é a palavra de ordem.

Aliás, algo que devo apontar: li o livro de ontem para hoje. Alguns podem dizer que não absorvi a leitura, ou que fui superficial. Garanto que não é o caso. Essa ressaca literária vai me acompanhar por semanas.

Melhores partes: Eu sofro de ansiedade, então foi fácil ter empatia com os personagens de Clarice. Todos eles sofrem desse mal, de uma forma ou de outra. Isso tornou todos os contos muito importantes para mim. Talvez por isso eu tenha conseguido fazer uma leitura tão rápida.

Consigo destacar os meus preferidos com facilidade: Amor, Uma Galinha, A Imitação da Rosa, Feliz Aniversário, O Jantar, O Crime do Professor de Matemática (esse envolve animais domésticos, um ponto muito fraco da minha personalidade, devo confessar) e O Búfalo.

Vale a pena comprar? Sim! Definitivamente, sim! Se você quer começar a ler Clarice Lispector, comece por aqui. São dramas psicológicos, tristezas, angústias e dores colocadas no papel de uma forma muito bonita. Caso você sofra de ansiedade, pessoalmente recomendo a leitura. Às vezes é essencial assistir os seus problemas como espectador. Se afastar deles para entender melhor como essas coisas funcionam e como podemos tentar resolvê-los.

Caso queira comprar o livro ou quem sabe um Kindle, clique nos links abaixo e dê uma pequena comissão para esse blogueiro aqui. Estou criando fundos para o lançamento do meu livro e você pode ajudar🙂

Clique aqui para comprar “Laços de Família”.

Clique aqui para comprar ver opções de Kindles.

Anúncios

Autor: Alvaro Hendrick

Blogueiro e publicitário. Acesse: portalgatilho.wordpress.com

4 comentários em “Resenha: “Laços de Família” de Clarice Lispector”

    1. Estou fazendo um projeto em que analiso todos os contos da Clarice! Inclusive está rolando sorteio no blog da coletânea Todos os Contos + A Hora da Estrela + marcador. Passe lá para ver os posts e participar 😉
      Bjs!
      Val
      1pedranocaminho.wordpress.com

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s