Blogaholic #6: Escolha suas batalhas

Blogaholic 6

Você conhece o Mito de Sísifo? Consiste basicamente na história de um homem que depois de morrer teve a alma condenada a “rolar uma enorme pedra até o alto de um morro, mas quando já se encontrava bem avançado na encosta, a pedra, impelida por uma força repentina, rolava de novo para a planície. Sisífo empurrava de novo morro acima, coberto de suor, mas em vão.” (BULFINCH, 2006, p. 260). Isso por toda a eternidade.

Falei disso pois achei necessário escrever um tópico sobre como é importante escolher as suas batalhas. Não gastar energia em coisas desnecessárias. É preciso saber onde o seu público está e quais meios de divulgação do seu blog são mais eficientes.

Já falei que é necessário conhecer o seu comportamento (para saber o jeito que você trabalha e as suas forças) e o do seu público. Quebre a cabeça tentando criar uma pessoa imaginária. É o que, na publicidade, chamamos de “persona”. Alguém que, se existisse, poderia chegar até a sua página. Que redes sociais ela acessa? Que tipo de post chama mais atenção dela? Que tipo de coisa faz com que ela busque uma resenha ou um blog literário, por exemplo?

Durante algum tempo, quando voltei a postar periodicamente no meu blog, gastei muita energia e dinheiro na página do Facebook, por exemplo, até perceber que não era o melhor lugar. Descobri então que o Instagram e até mesmo o meu perfil pessoal do Skoob eram lugares melhores.

Digo “energia” pois nunca tive exatamente um talento para direção de arte. Não consigo fazer imagens para post tão atraentes quanto outras pessoas, então isso fazia com que eu passasse horas tentando criar algumas coisas que, no fim das contas, não ficavam bonitas. Penso que poderia ter investido o meu tempo em escrever mais posts e em conversar com outros blogueiros.

Resumo da história: deixei de “fazer o Sísifo” e praticamente abandonei a página oficial do blog no Facebook. Não gerava resultados. O Facebook pode sim ser utilizado, mas vamos pensar na “persona”. Existem maneiras mais inteligentes de chegar até ela.

Escolha as suas batalhas e seja mais produtivo nas coisas certas.

Referência: BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia: história de deuses e heróis. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.


Leia os posts anteriores:

Blogaholic #1 | Blogaholic #2 | Blogaholic #3 | Blogaholic #4 | Blogaholic #5

Siga o @portalgatilho no Instagram!

Anúncios

Autor: Alvaro Hendrick

Blogueiro e publicitário. Acesse: portalgatilho.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s